quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Rolls-Royce Projeta Navio Autônomo Que Deve Ser Lançado Em 2020



A Rolls-Royce está criando uma tecnologia futurística que vai lançar embarcações ao mar e levá-las em segurança aos respectivos destinos, sem envolver contato humano. O programa de aplicações avançadas autônomas Waterborne (Advanced Autonomous Waterborne Applications) está trabalhando comandos remotos de navios autônomos, que provavelmente serão lançados em 2020.

O projeto AAWA está testando arranjos de sensores na Finlândia e criou a simulação de um painel de controle para navio autônomo que permite que todo o sistema de comunicação seja explorado. Além dos mecanismos altamente automatizados, drones acompanhantes podem ser utilizados para guiar os navios e pedir ajuda. As melhorias de segurança como telas de comando transparentes que alertam sobre icebergs e outros perigos também são impressionantes. O navio precisará de apenas dois capitães para comandá-lo.



Assim como essas embarcações, a marca de luxo também está pensando em desenvolver essa tecnologia para navios cargueiros.

A montadora britânica anunciou nesta semana seus planos para lançar uma frota de navios cargueiros sem tripulação, capazes de cruzar o oceano carregando mercadorias sozinhos ou por controle remoto.

A ideia é que os navios possam levar todo tipo de carga e reduzir custos com tripulação e funcionários de todo tipo, além de também evitar falhas humanas que podem causar acidentes fatais, ocasionais encontros com piratas e até problemas com tempestades.

Em teoria, uma equipe em terra firme poderia controlar tudo o que acontece no navio em alto mar à distância, desde a condução do cargueiro até climatização e gerenciamento de setores específicos, ou programá-lo para navegar de forma autônoma.



Com o desenvolvimento dessa tecnologia, ela poderia ser útil em inúmeras áreas e iria revolucionar a navegação marítima no mundo todo. Além de poupar custos e recursos com tripulação e outros afins, com essa tecnologia, seria possível evitar icebergs e outros perigos, além de replanejar rotas caso alguma tempestade se aproxime, evitando acidentes e perda de vidas humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que eu quero no Google Pixel 2

Plug do fone de ouvido? Impermeabilização? Aqui está o que eu quero no próximo smartphone Pixel . Graças a um grande vazamento, podemo...